Em 30 de maio, p.p., faleceu, aos 108 anos, o tenente-coronel Nestor da Silva, notável herói da FEB. Já havíamos nos referido, noutro artigo desta série, a esse destemido militar, promovido de 2° sargento a 2° tenente, quando da batalha de Montese, por bravura pessoal em combate (!), após um telefonema do próprio general Mascarenhas de Moraes. Tivemos a oportunidade de conversar, por diversas vezes, na Capital Federal, com tão audaz febiano que, aos 47 anos de idade, foi brevetado paraquedista militar, tendo servido na Brigada de Infantaria Paraquedista. Tornamos a recordar de uma cerimônia ocorrida no Batalhão da Guarda Presidencial - Batalhão Duque de Caxias. Ao ser convidado para hastear o Pavilhão Nacional, o tenente-coronel Nestor desceu do palanque e se dirigiu ao local do hasteamento em passo acelerado e, após o ato, retornou ao seu lugar, igualmente em acelerado, e sob vibrantes aplausos. De outra feita, em uma palestra no Colégio Militar de Brasília, ao ser ...