Em agenda no RS, ministro dos transportes visita obras e assina contrato para conclusão da Nova Ponte do Guaíba

 Em Santa Maria, George Santoro anunciou que obra da Travessia Urbana será concluída até o final de julho

Ministro George Santoro realizou a vistoria final da obra da ponte do Fandango, na BR 153 Foto : Jerônimo Gonzalez / Ministério dos Transportes / CP

Em agenda no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, o ministro dos Transportes George Santoro vistoriou obras em rodovias federais na região Central do Estado. Em Santa Maria, ele anunciou que a obra da Travessia Urbana deverá ser concluída até o fim de julho. Na agenda, o ministro também assinou o contrato para a conclusão das obras da Nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre.


Até o final do ano, o montante destinado ao Estado deverá superar dos R$ 2 bilhões, segundo o ministro. Na principal cidade da região Central do RS, Santoro participou da entrega da passagem inferior da BR 158 em um dos viadutos que fazem parte da chamada Travessia Urbana de Santa Maria. Ele ressaltou que a obra ajudará a integrar bairros da cidade que antes eram separados por rodovias com alto movimento de veículos.


“É uma obra que faz parte dos conjuntos de investimentos da passagem urbana da cidade, que é um entroncamento rodoviário e ferroviário muito importante para o Rio Grande do Sul. Por aqui, passa muita carga e resolver conflitos urbanos como esse é fundamental para melhorar essa logística e também a vida das pessoas”, afirmou o ministro.


Para a obra em Santa Maria, o investimento do governo federal na Travessia Urbana foi de cerca de R$ 470 milhões. A obra está com 99% de execução. Quando totalmente concluída, a Travessia Urbana de Santa Maria contará com 14,7 quilômetros de novas pistas, 10,7 quilômetros de vias laterais, 18,5 quilômetros de acessos, 16 viadutos, três pontes e três passarelas.

Na sequência da agenda, a comitiva do ministro seguiu para Cachoeira do Sul, também na região Central, para realizar a vistoria final da obra da ponte do Fandango, na BR 153. A liberação da estrutura, readequada após a enchente de 2024, está prevista para os próximos dias. A ponte foi elevada em 3,14 metros para atender aos novos níveis de segurança definidos após a cheia.


Com isso, a capacidade de carga também foi ampliada, de 24 para 45 toneladas. O investimento do governo federal na ponte foi de cerca de R$ 78 milhões. “Estamos entregando uma rodovia em outro padrão, atendendo a uma demanda da população e com mais segurança”, afirmou o ministro.


Ainda durante a agenda, Santoro assinou o contrato para a continuidade das obras da Nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre. Com investimento de R$ 524,9 milhões, o empreendimento contempla a elaboração dos projetos básico e executivo, a execução das obras, o apoio às atividades de reassentamento e os demais serviços necessários à conclusão da estrutura.


Correio do Povo

Comentários