Governo da Venezuela declara emergência e confirma que há mortes por terremotos
Dois fortes tremores, de 7,2 e 7,5, podem ter deixado milhares de vítimas e dezenas de bilhões em prejuízos, conforme agências
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, confirmou que há vítimas fatais após os dois terremotos que causaram destruíção no país, nesta quarta-feira. Ela também declarou estado de emergência imediato pela nação.
"Estendemos nossas condolências a todos que tristemente sofreram perdas de amigos e familiares", comentou a governante, no poder desde que Nicholás Maduro foi capturado pelos Estados Unidos.
"O sismo principal, de magnitude 7,5, foi precedido 39 segundos antes por um sismo precursor, de magnitude 7,2", informou o USGS, ao atualizar uma avaliação anterior, que estimou em 7,1 a magnitude do primeiro tremor. Até o momento não há números de mortos e feridos, porém modelos de computador do Serviço Geológico estimam 10 mil a 100 mil mortos e danos de até 100 bilhões de dólares no duplo terremoto.
O primeiro tremor teve seu epicentro 21 quilômetros a oeste de Morón e ocorreu às 19h04min de Brasília e foi seguido de várias réplicas, incluído o de magnitude 7,5, informou o USGS no X. Uma jornalista da AFP viu um imóvel de vários andares completamente destruído no bairro de Altamira, na capital venezuelana. Segundo o ministro do Interior venezuelano, Diosdado Cabello, vários prédios desmoronaram. Outros imóveis perderam a fachada.
Correio do Povo

Comentários
Postar um comentário