Espanha vence por 1 a 0 e deixa o Uruguai fora da Copa
Sul-Americanos ficaram em terceiro lugar no grupo, mas com apenas dois pontos e voltam para casa mais cedo
O Uruguai está eliminado da Copa do Mundo. Depois de uma semana marcada por turbulências nos bastidores e questionamentos ao trabalho do técnico Marcelo Bielsa, a seleção celeste foi derrotada por 1 a 0 pela Espanha, na noite desta sexta-feira, no Estádio Akron, no México, e deu adeus ao torneio ainda na fase de grupos. Com o resultado, os uruguaios encerraram a participação em terceiro lugar do grupo H, com apenas dois pontos conquistados. A Espanha confirmou a liderança da chave, enquanto Cabo Verde assegurou a segunda vaga nas oitavas de final após empatar em 0 a 0 com a Arábia Saudita, também nesta sexta-feira.
A precoce eliminação aumenta a pressão sobre Bielsa, que já vinha sendo alvo de críticas pelo desempenho da equipe e pela falta de resultados. Cotado entre os favoritos antes do início da competição, o Uruguai decepcionou ao não vencer nenhuma das três partidas disputadas e ficou pelo caminho de forma inesperada.
Precisando da vitória para seguir sonhando na competição, o Uruguai encontrou dificuldades desde os primeiros minutos diante da Espanha. A seleção europeia assumiu o controle da partida, valorizando a posse de bola e envolvendo o adversário com trocas de passes. Logo no primeiro minuto, Bentancur errou na saída de jogo e entregou a bola para Lamine Yamal, que acionou Oyarzabal. O atacante, porém, desperdiçou a oportunidade ao finalizar para fora.
A pressão espanhola continuou e quase deu resultado aos 19 minutos. Após cobrança de escanteio, Muslera saiu mal do gol, mas a defesa uruguaia conseguiu afastar o perigo antes da conclusão dos espanhóis.
Depois da parada para reidratação, a equipe comandada por Marcelo Bielsa conseguiu equilibrar as ações e passou a chegar com mais frequência ao ataque. Aos 26 minutos, Darwin Núñez recebeu cruzamento rasteiro pela direita e tentou concluir de calcanhar, mas não acertou a bola. Pouco depois, Maxi Araújo fez boa jogada individual, deixou dois marcadores para trás e serviu Bentancur, que arriscou de fora da área. A finalização passou sobre o travessão, assustando o goleiro espanhol.
Quando a partida dava sinais de equilíbrio, uma nova falha de Muslera acabou sendo decisiva. Aos 41 minutos, após recuperação de bola de Lamine Yamal, Llorente cruzou para a área e encontrou Baena. O meia finalizou sem muita força, mas o goleiro uruguaio aceitou o chute, colocando a Espanha em vantagem ainda antes do intervalo.
Na volta do intervalo, Marcelo Bielsa promoveu uma mudança pouco comum ao substituir o goleiro Muslera pelo colorado Rochet, após a atuação insegura do veterano na etapa inicial. A alteração simbolizou a tentativa uruguaia de mudar o panorama da partida, mas também os problemas dentro do vestiário. Muslera sequer foi para o banco de reservas para assistir o segundo tempo.
Precisando reverter o placar, a Celeste passou a atuar de forma mais ofensiva e pressionou a saída de bola espanhola. No entanto, a equipe abusou dos erros de passe e da afobação nas conclusões das jogadas, permitindo que a Espanha encontrasse amplos espaços para explorar os contra-ataques.
Com o passar do tempo, o confronto ficou mais aberto, mas sem grandes oportunidades de gol. A intensidade aumentou e as disputas passaram a ser marcadas por entradas mais duras, interrompendo o ritmo da partida em diversos momentos.
As melhores chances do Uruguai surgiram apenas na reta final. Aos 36 minutos, Brian Rodríguez fez boa jogada pela esquerda e encontrou Mathías Oliveira, que tentou surpreender Unai Simón, mas o goleiro espanhol fez a defesa. Quatro minutos depois, De La Cruz arriscou de longa distância e voltou a exigir boa intervenção do goleiro. No final, Ferran Torres entrou livre na área do Uruguai e chutou forte, mas a bola bateu no travessão e saiu pela linha de fundo, provando que Rochet tem, pelo menos, um pouco mais de sorte. No finalzinho, aos 49, Canobbio ainda foi expulso.
Uruguai: Muslera (Rochet); Varela, Cáceres, Mathías Olivera e Sanabria (Brian Rodríguez); Ugarte (De la Cruz), Bentancur e Valverde (Viñas); Canobbio, Darwin Núñez e Maxi Araújo. Técnico: Marcelo Bielsa.
Espanhol: Unai Simón; Llorente, Cubarsí, Laporte e Cucurella; Rodri, Pedri (Dani Olmo) e Merino (Fabián Ruiz); Lamine Yamal (Ferran Torres), Oyarzabal (Nico Williams) e Baena (Yéremy Pino). Técnico: Luis de la Fuente.
Arbitragem: Ismail Elfath, auxiliado por Corey Parker e Kyle Atkins. Local: Estádio Akron, em Zapopan (México). Público: 45.065.
Correio do Povo

Comentários
Postar um comentário