Estado programa transferência estadual de lideranças criminosas para próxima semana
Medida integra protocolo de repressão à criminalidade após seis homicídios em menos de 24h na Capital
Em uma ação integrada entre as polícias Militar, Civil e Penal, as forças de segurança do Estado reforçaram os procedimentos de repressão ao crime depois de Porto Alegre registrar seis homicídios em menos de 24h. As mortes ocorreram nos bairros Mário Quintana, Vila Jardim e Passo das Pedras, todos na zona Norte da Capital. A Polícia Civil destaca que, até o momento, não há informações suficientes para afirmar a relação entre os casos, mas hipótese não é descartada.
Conforme o diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Mário Souza, entre as medidas adotadas estão a saturação da área, revistas em presídios, responsabilização de lideranças e a transferência estadual de lideranças presas, programada para a próxima semana. O protocolo foi acionado no final da tarde desta sexta-feira e deverá ser mantido por tempo indeterminado.
Relembre os casos
O primeiro caso aconteceu por volta das 20h10min de quinta-feira, na rua Seis de Novembro, no bairro Mário Quintana. Imagens de câmeras de monitoramento registraram o momento em que um carro branco parou em frente a um grupo de jovens. Em seguida, três homens desembarcaram do veículo e efetuaram diversos disparos. Um adolescente de 16 anos morreu no local. Outros dois jovens, de 19 e 22 anos, ficaram feridos e foram encaminhados para atendimento hospitalar. Ainda durante a madrugada, um deles morreu no hospital.
Também durante a madrugada desta sexta, por volta das 2h, outras três pessoas foram encontradas mortas na rua Bonifácio Calderon, no bairro Passo das Pedras. Conforme a Brigada Militar, uma equipe que realizava patrulhamento na região foi abordada por uma moradora, que informou haver pessoas mortas em uma residência. Ao chegarem ao endereço, os policiais confirmaram a ocorrência.
Um homem e uma mulher foram encontrados mortos dentro do imóvel, enquanto a terceira vítima também se tratava de um homem que estava caído na rua. Todos apresentavam marcas de disparos de arma de fogo.
O terceiro ataque a tiros ocorreu no início da tarde desta sexta nas proximidades da Praça Doutor Baltazar de Bem, no bairro Vila Jardim, na Zona Leste da Capital. A Brigada Militar foi acionada após moradores relatarem disparos de arma de fogo na praça. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram uma mulher já sem vida, com pelo menos cinco ferimentos provocados por tiros. Conforme a Polícia Civil, a mulher tinha 33 anos e antecedentes criminais por tráfico de drogas, roubo e homicídio. A identidade dela não foi divulgada.
Testemunhas informaram que os autores do crime estavam em uma motocicleta. Eles passaram pelo local, efetuaram cerca de cinco disparos contra a vítima e fugiram logo em seguida.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a 5ª Delegacia de Homicídios investiga as mortes registradas nos bairros da zona Norte, enquanto a 6ª Delegacia de Homicídios investiga um duplo homicídio registrado no bairro Cristal na última terça-feira, que pode estar relacionado com alguma das mortes. A Polícia Civil investiga se há relação entre os casos e que a Brigada Militar reforçou o policiamento nos locais em que os casos ocorreram com apoio do comando aéreo.
Correio do Povo

Comentários
Postar um comentário