Empresas estatais federais têm rombo de R$ 6 bilhões até novembro; resultado de 2024 deve ser o pior em 15 anos

 


As contas das empresas estatais federais chegaram ao fim de novembro com um déficit acumulado de R$ 6 bilhões em 2024, informou o Banco Central nesta segunda-feira (30). Apenas no mês passado, o resultado contábil ficou negativo em R$ 1,6 bilhão.

O resultado total do ano ainda não foi fechado, mas o rombo até novembro indica que esse será o pior déficit das estatais na série histórica. A comparação começa em 2009, há 15 anos, quando o cálculo mudou para desconsiderar grandes empresas federais como Petrobras e Eletrobras. Elas saíram do indicador porque têm regras diferenciadas e se assemelham a empresas privadas de capital aberto.

As empresas estatais federais são aquelas que pertencem ao governo federal. Totalizam mais de 100 e atuam em diversos setores, como infraestrutura, telecomunicações e agropecuária.

Os maiores déficits acumulados neste ano devem ser da Emgepron (ligada a projetos navais), Correios (de serviço postal), Serpro (que atua no processamento de dados do governo) e Infraero (que administra aeroportos).

O termo déficit significa que o gasto somado dessas estatais foi maior do que a receita que elas conseguiram gerar. Essa diferença pode ser coberta pelo caixa das próprias empresas ou pelo Tesouro Nacional (o caixa central do governo).

O Sul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - Smart TV TCL 115" 4K UHD QLED Mini LED – Modelo 115C7K (2025)

Smartphone Samsung Galaxy Z Flip4 128GB Azul - 5G Octa-Core 8GB RAM Câm. Dupla + Selfie 10MP

Smart TV TCL 115" 4K UHD QLED Mini LED – Modelo 115C7K (2025)