sábado, 10 de julho de 2021

Anvisa alerta para risco de miocardite após vacina da Pfizer

 Agência afirmou que não há até o momento relatos desse tipo de efeito adverso em indivíduos vacinados com a Pfizer no Brasil



Duas semanas após a FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA) emitir um alerta para casos raros de miocardite e pericardite associados às vacinas de RNA mensageiro da Pfizer e Moderna contra Covid-19, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou um comunicado semelhante nesta sexta-feira.

Apenas o imunizante da Pfizer está em uso no Brasil. Mesmo assim, o órgão regulador brasileiro reproduz o entendimento da FDA ao dizer que "há riscos aumentados para a ocorrência de miocardite e pericardite, particularmente após a aplicação da segunda dose das vacinas".

"Os sintomas — dor no peito, falta de ar, palpitações ou alterações de batimentos cardíacos — surgem alguns dias após a vacinação", explica a nota de hoje.

Ainda segundo a Anvisa, não há até o momento relatos desse tipo de efeito adverso em indivíduos vacinados com a Pfizer no Brasil. "A situação indica necessidade de uma maior sensibilização por parte dos serviços e profissionais de saúde para o adequado diagnóstico, tratamento e notificação de casos. A identificação precoce de sintomas e a adoção de tratamento oportuno são aspectos fundamentais para uma melhor evolução clínica de pacientes com quadro de miocardite e pericardite", acrescenta.

Nos EUA, identificou-se que os casos de miocardite após a segunda dose de vacinas de RNA foram mais comuns em jovens de 12 a 24 anos. A recomendação é que qualquer pessoa que apresente os sintomas descritos acima após a segunda dose da Pfizer procure atendimento médico imediato.

R7 e Correio do Povo


Homem é preso após ato de racismo em drive-thru de vacinação em Pelotas


Nenhum comentário:

Postar um comentário