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quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Rodrigo Bocardi e o famigerado racismo estrutural


Foto: Bob Smith/Free Images
 

    Rodrigo Bocardi e o famigerado racismo estrutural


Por Paulo Cruz


Intelecto não se confunde com sabedoria […] Puro poder mental, o intelecto é a capacidade de apreensão e manipulação de conceitos e ideias complexas, e pode estar a serviço de conceitos e ideias que desembocam, por sua vez, tanto em conclusões equivocadas quanto em ações insensatas, tendo-se em vista todos os fatores envolvidos, incluindo aqueles que são deixados de lado durante as engenhosas construções do intelecto imaturo. (Thomas Sowell, Os intelectuais e a sociedade)

Na última sexta-feira, como todos já devem saber, Rodrigo Bocardi, apresentador do Bom Dia SP, da Rede Globo, se meteu numa confusão que deve ter lhe comprometido o sono no fim de semana. Ao ver um rapaz negro, que estava sendo entrevistado por Tiago Scheuer, com uma camisa de um clube tradicional de SP, e perguntar se ele era catador de bolinhas – funcionário que fica recolhendo as bolas de tênis enquanto as pessoas jogam –, ouviu a resposta que o desgraçou: o rapaz é atleta de pólo aquático no clube. Mas a situação constrangedora não ocorreu porque o rapaz se sentiu ofendido – ele até riu –, mas porque as pessoas, nas redes sociais (perpetradoras contumazes de crises miméticas) se manifestaram prontamente, acusando o âncora de racismo. Por ter sido uma afirmação incontinente e, ao que tudo indica, inconsciente, a acusação não recaiu no racismo puro e simples, inequívoco, mas na concepção de racismo estrutural – da qual discordo e, inclusive, já expus em artigo nesta Gazeta do Povo, mas gostaria de dizer mais algumas coisas.

A mim parece muito estranha uma acusação de racismo, assim, abstrata. Primeiro porque, se existe racismo estrutural, todos – negros e brancos – são racistas até que se prove o contrário, uma vez que uma estrutura é uma forma ou sistema que atinge a todos . Mas a coisa é ainda pior, pois provar o contrário não parte de uma simples afirmação de um indivíduo ao dizer “não sou racista”, mas de sua afirmação ser aprovada por aqueles que lhe acusam.




Leia o artigo completo aqui.




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